Colégio João Paulo II participa do Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional
A diretora do Colégio João Paulo II (CJPII), mantido pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), professora Rosanna Aparecida Gomes esteve em Brasília no dia 23 de maio de 2013, no auditório do Edifício Sede - MPS/TEM, na Esplanada dos Ministérios, para participar da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem 2013. O assunto em destaque: "Aprendizagem Profissional". O encontro discutiu a aprovação do Plano Nacional de Aprendizagem Profissional (PNAP). Também foram apresentados em votação as alterações da Portaria 732/2012, que define a duração dos programas de cada curso, obriga mudanças no processo de contratação e acompanhamento de aprendiz em todo o Brasil, bem como o Catálogo Nacional de Aprendizagem 2013.
De acordo com a diretora do CJPII, professora Rosanna Gomes, a geração de jovens brasileiros tem em comum buscar pelo estudo e pelo trabalho. "Todos os jovens estão em num cenário de transformações sócios culturais econômicos de grande intensidade. A juventude sofre muitas desigualdades, principalmente no universo do trabalho por várias nuances levantados por diversas pesquisas no ramo. Por isso os jovens devem ser preparados para enfrentarem essas dificuldades e continuarem seus estudos, e o mais importante, encontrarem um trabalho digno", comentou.
O Fórum Nacional da Aprendizagem discutiu dois pilares: Educação e Trabalho, bem como os estímulos necessários para que os jovens se tornem adultos conscientes, felizes e integrados no universo de trabalhadores, que num futuro próximo sustentarão o país.
A Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) nº 723 de 23 de abril de 2012- DOU - 24/04/2012 e o projeto de Lei: Aprendizagem na Administração Pública foram discutidas.
A intenção do Fórum é promover o contínuo debate entre instituições formadoras, órgãos de fiscalização e representação de empregadores e trabalhadores; Desenvolver, apoiar e propor ações de mobilização pelo cumprimento de contratação de aprendizes, conforme disposto na CLT; Monitorar e avaliar o alcance das metas de contratação e efetividade na oferta de programas de aprendizagem profissional e ações que permitam o financiamento para aprendizagem profissional, formulando estratégicas de captação de recursos junto a LDO e LOA e em 2014 tentar garantir ação especifica junto a FAT.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
|