Diretório Acadêmico da Unidade Central da Univás realiza Cine Debate
O Diretório Acadêmico Professor Jésus Ribeiro Pires da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou na noite de quarta-feira, 5 de junho de 2013, o Cine Debate com a exibição do filme "O Jardineiro Fiel". Na sequência foi apresentado o debate com o tema "Implicações ético sociais da indústria farmacêutica", que contou com a presença do coordenador do curso de Farmácia da Univás, professor Pythágoras de Alencar Olivotti.
O filme "O Jardineiro Fiel" conta uma história de amor entre um diplomata britânico, Justie, e uma defensora dos Direitos Humanos, Tessa. Em uma palestra da ONU, onde Justin Quayle (Ralph Fiennes) profere um tema sobre ações pacíficas de seu governo é indagado por uma jovem pacifista, Tessa (Rachel Weisz), sobre o que ele tinha a dizer do apoio político e militar de seu governo a invasão do Iraque e também sobre os milhares de civis mortos.
Cria-se um mal estar na palestra, amigos de Tessa tentam fazê-la parar, em vão, ela descarrega um discurso pra lá de pacifista pra cima de Quayle. As pessoas se retiram do recinto, restando apenas réu e acusador. Os dois rumam para um café, ele compartilha das ideias da garota, iniciam uma sincera relação de amor.
Justin está de partida para a África (Quênia), um continente afetado por uma pobreza terrível, e Tessa pede pra ir junto, partem rumo à outra realidade. Lá, Tessa logo faz amizades, engravida e começa a se envolver com questões delicadas: empresas farmacêuticas que atuam no continente usando africanos como cobaias de um novo remédio e que pode estar matando milhões de pessoas.
Tessa aliada a um médico e alguns amigos fez uma viagem motivados pelo objetivo de acabar com uma empresa de pesticidas, que se servia da ignorância da população desse país para testar medicamentos, fato que levava a que ocorressem muitas mortes, sem nenhuma explicação. Esta é uma realidade ainda existente no continente Africano. Tessa não queria que o marido soubesse o que ela andava a fazer, para não arruinar a carreira dele, o que leva a que Justie desconfie que a mulher o andava a trair.
Durante a viagem Tesse fica grávida e na altura do parto decide fazê-lo onde todas as mulheres da região o faziam, um Hospital sem as mínimas condições de higiene e privacidade leva a que o seu bebe morra. Ao lado da cama de Tessa encontrava-se uma jovem vítima do medicamento "Dypraxa", que acaba por morrer. Mais tarde Justie regressa ao seu país, enquanto Tessa continua em África. Dias depois Justie recebe a notícia da morte de Tessa. Regressa a África para identificar o corpo da mulher, onde descobre o que ela andava a fazer e decide continuar com a sua investigação. Com a ajuda de muitas pessoas e enfrentando vários perigos conseguiu desmantelar a rede. Após o sucedido vai ao mesmo local onde morreu Tessa e é morto a tiro por pessoas que provavelmente estavam ligados à rede e que teriam matado a sua mulher.
Após a exibição do filme, os acadêmicos da área de Saúde da Unidade Central da Univás discutiram o tema do filme com o professor Pythágoras, que apresentou aos alunos a importância da Universidade na conscientização dos alunos para o verdadeiro valor do farmacêutico ético e da relevância de seu trabalho na sociedade para descobrir os medicamentos que vão salvar vidas.
Acadêmicos da Univás participaram com entusiasmo das discussões, após assistir ao filme de duas horas de duração, que despertou o pensamento e a reflexão sobre essa situação.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|