Univás realiza com sucesso a 11ª Semana da Publicidade
O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou no período de 20 a 24 de maio de 2013, a 11ª Semana da Publicidade, que neste ano abordou o tema: "Esteja Preparado para Ideias Inesperadas".
A primeira noite da 11ª Semana da Publicidade foi aberta oficialmente pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Univás, professor Adriano de Almeida Gadbem, que leu um ofício enviado pelo diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho, que não pôde comparecer ao evento por motivos administrativos, mas destacou em sua mensagem a importância do curso e de suas atividades complementares.
Logo em seguida, o coordenador do curso, saudou os acadêmicos e convidados e ressaltou a evolução que o curso vem obtendo graças ao esforço do corpo docente, dos acadêmicos e do administrativo do curso.
Um terceiro discurso surpreendeu a plateia, as saudações do diretor Geral de Criação da Talent, João Livi, aos alunos da Publicidade por meio de um vídeo. Na mensagem de João Livi, enviada ao vice coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Univás, professor Jair Pinto de Assis Júnior, por ocasião da Semana Acadêmica, João Livi aconselhou os acadêmicos como escolher o campo da publicidade em que desejam atuar e afirmou também que, apesar de muito se falar sobre as dificuldades no mercado publicitário e o excesso de concorrência, há muitas oportunidades e maneiras de se fazer uma carreira, como nunca houve antes. Para encerrar, João Livi declarou que, para quem tem talento e força de vontade, haverá sempre um bom lugar no mundo "maluco" da propaganda.
Na sequência, foi apresentado o primeiro palestrante da 11\super a\nosupersub Semana da Publicidade, Rodrigo Duarte, sócio e diretor de Criação da Agência IP/Conteúdo (SP). Rodrigo é natural de Santa Rita do Sapucaí e cursou Publicidade na Univás. Como tinha interesse em se mudar para São Paulo, fez as malas na primeira oportunidade após a conquista do diploma. O palestrante contou sua experiência na capital paulista, desde o período de adaptação e desconhecimento tanto da cidade quanto do mercado em que desejava atuar. Rodrigo também falou sobre tropeços que sofreu em suas sociedades em agências com alguns amigos, como se levantou de todos eles e como fundou a agência IP/ Conteúdo, da qual é sócio atualmente. O publicitário apresentou alguns de seus trabalhos, vários deles desenvolvidos para grandes marcas nacionais, e, ao final da palestra, respondeu com atenção a todas as perguntas da plateia.
No encerramento, foi realizado o sorteio de brindes de patrocinadores do evento, além de livros do professor Guilherme Carrozza, docente e ex-coordenador do curso, e também de presentes de clientes da agência Ágape 360, de Pouso Alegre, empresa de Comunicação que realizou uma exposição na primeira noite da 11\super a\nosupersub Semana da Publicidade.
Na segunda noite da Semana de Publicidade e Propaganda teve como palestrante o publicitário Fabio Truci, coordenador de Pós-Produção da Vetor Zero/Lobo (SP), considerada atualmente a maior e mais importante produtora de animação da América Latina. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Mídia e Semiótica, Truci começou sua carreira como diretor de arte e logo descobriu a edição como ferramenta de trabalho. O Publicitário trabalhou em algumas agências e veículos, dentre eles a Rede Globo, participou de grandes trabalhos para as maiores agências do Brasil, como, Africa, W/McCann, JW Thompson e Young & Rubican e também para algumas campanhas premiadas no festival de Cannes, D&Ad, Ojo Iberoamerica, entre outros.
Logo em seguida, foi realizado um desfile beneficente, produzido pela agência Tetrys, composta por alunos do quinto período de Publicidade e Propaganda da Univás. Com produção de moda de Fred Couto, cabelo e maquiagem de Giselle Lopes, ambos do sétimo período de Publicidade, o desfile teve o intuito de arrecadar agasalhos para doação. Com roupas e acessórios de lojas que patrocinam a campanha, alunos do próprio Curso encararam com profissionalismo a função de modelos durante o desfile. Na sequência, houve novo sorteio de brindes.
A terceira noite da Semana de Publicidade e Propaganda teve dois palestrantes, os quais trabalham de forma integrada para um mesmo cliente: a Cooper Rita, Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí, que acaba de ingressar no mercado paulista. O objetivo da palestra foi mostrar aos acadêmicos que Agência de Comunicação e Departamento de Marketing caminham de mãos dadas rumo ao sucesso do cliente atendido. O primeiro palestrante foi Denny Bastos, Gestor e Diretor de Criação da Idea Comunicação Integrada, de Pouso Alegre. Denny é ex-aluno de Publicidade da Univás e mostrou, com bastante descontração, os novos desafios e projetos de sua agência, a Idea, em parceria com a Cooper Rita. O Publicitário contou sua história desde quando ainda era universitário, apresentou suas conquistas e incentivou os alunos a também seguirem suas metas. Logo depois, foi a vez do Gerente de Marketing da Cooper Rita, Gustavo Resende, que complementou a palestra ao tratar de sua participação à frente do Marketing da cooperativa, dos novos projetos e desafios da expansão da Cooper Rita, que proporcionarão um novo posicionamento da marca. Em seguida, houve sorteio de brindes, com destaque para produtos das empresas representadas pelos palestrantes.
Na quarta noite da Semana de Publicidade, mais duas palestras, ambas ministradas por egressos do Curso. O primeiro palestrante foi Beto Biscesto, Coordenador de Criação da Tátil Design de Ideias (SP). Com o intuito de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre Design, Beto apresentou campanhas realizadas pela Tátil para grandes clientes, como Natura, Renault e Tim, além de apresentar processos adotados pela empresa no processo criativo e ideias inovadoras que serão tendências no campo da Publicidade. O Publicitário também apresentou etapas da criação da marca das Olimpíadas de 2016, da qual ele participou. A Tátil concorreu com mais de cem outras empresas do país e ganhou por unanimidade os votos do Comitê Olímpico Brasileiro com a marca 3D criada para os jogos olímpicos que vão ser realizados no Brasil. O segundo palestrante da noite, Marcos Paulo Moraes Magalhães, conhecido desde os tempos de faculdade como Silêncio, é atualmente Analista de Marketing Jr. da Leucotron, empresa de Santa Rita do Sapucaí. Com o tema Marketing Digital, a palestra tratou da evolução da tecnologia e do crescimento da área no mercado publicitário e na região sul mineira.
Durante as palestras, uma das empresas patrocinadoras, a Brigaderia Gourmet Docerrê, criada há um ano pela egressa de Jornalismo da Univás, Renatha Pierini, fez uma exposição de produtos, que mostrou porque a empresa já conquistou uma fatia do mercado regional de docerias. Mais uma noite foi encerrada com sessão de perguntas aos palestrantes e com o sorteio de brindes, com destaque para os oferecidos pela Docerrê, marca que presenteou os palestrantes das cinco noites do evento.
A quinta noite da 11ª Semana da Publicidade contou com mais um talento da região, o gerente de Mídia da Leo Burnett (SP) Gabriel Andrade, Publicitário natural de Cambuí. Gabriel se graduou em São Paulo onde tem trilhado carreira como mídia, com oito anos de experiência em agências distribuídos nas agências NBS, Euro RSCG Brasil, Young & Rubican, Wunderman e, desde janeiro de 2012, na Leo Burnett. Gabriel apresentou um panorama do cenário nacional da mídia, com comentários sobre o desempenho de algumas mídias no exterior e nos mercados do interior. O palestrante também tratou de tabus do segmento, como a "morte anunciada" de meios como o jornal impresso após o surgimento de novas mídias, o que não ocorreu em nenhum dos casos, e explicou como o setor tem se reorganizado e como as mídias tem se adequado a novas plataformas e às novas gerações. Gabriel fechou a palestra com a apresentação de dois cases de mídia inovadores da Leo Burnett e, em seguida, foi aberto espaço para perguntas do público. A noite foi encerrada com o sorteio de brindes, com destaque para os oferecidos pelos patrocinadores do desfile realizado na terça-feira e pelos ofertados pela Cervejaria Casa Martins. E foi a Cervejaria o local de uma confraternização com a participação de acadêmicos e docentes do curso de Publicidade, a qual encerrou a Semana Acadêmica.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS Com informações da professora Hellen Morais
|