FUVS sedia Caravana da Saúde da Assembleia de Minas
O Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) sediou nesta sexta-feira, 24 de maio de 2013, a reunião da Caravana da Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Sob o comando do presidente Dinis Pinheiro, os deputados reforçaram a coleta de assinaturas na região para a Campanha "Assine + Saúde", que visa a apresentar um projeto de lei no Congresso Federal para aumentar os investimentos da União no setor.
A comitiva da ALMG foi recepcionada pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Sinval Caputo, que agradeceu a presença dos deputados na entidade. "A Fundação como referência de saúde e educação no Sul de Minas fica lisonjeada com a presença dos nobres deputados a nossa instituição, para discutir um tema de grande relevância para todos", disse Sinval Caputo.
O encontro contou ainda com a presença de prefeitos, vereadores, lideranças políticas, profissionais e estudantes da área de saúde e moradores de várias cidades da região.
A reunião foi aberta pelo deputado Carlos Mosconi, presidente da Comissão de Saúde da ALMG, que se emocionou ao lembrar-se do seu pai, Alcides Mosconi, já falecido, que dá nome ao Anfiteatro da Univás.
Na sequência, o deputado Dalmo Ribeiro Silva lembrou a importância do Sul de Minas para o sucesso da campanha desde o seu lançamento, no ano passado, em Poços de Caldas (MG).
Os deputados Leonardo Moreira, Tiago Ulisses e Duarte Bechir também participam do evento. Outras presenças de destaque foram o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado federal Olavo Bilac Pinto Neto, representando o governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia Junho; a diretora da Unidade Central da Univás, professora Jussara Vono Toniolo e o diretor Executivo da FUVS, professor Luiz Roberto Martins Rocha também compuseram a mesa solene da Caravana da Saúde.
Diversos colaboradores e lideranças das cinco unidades mantidas pela FUVS também prestigiaram o evento.
O projeto de lei de iniciativa popular proposto pela Campanha "Assine + Saúde" prevê que a União destine, obrigatoriamente, 10% de sua receita corrente bruta para a área da saúde. A ideia é coletar, em todo o país, um mínimo de 1,5 milhão de assinaturas, conforme determina a lei para projetos de iniciativa popular.
Nesse esforço por parte do Legislativo de Minas Gerais estão previstas mais uma série de visitas a partir do próximo mês: Conceição das Alagoas (6/6), Nepomuceno (10/6), Paraopeba (12/6), Diamantina (28/6) e Alfenas (8/7).
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|