Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar da Univás realiza apresentação de trabalhos
O curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou no último sábado, 18 de maio de 2013, na Unidade Fátima, uma apresentação de trabalhos dos alunos. Com o tema "O Lúdico e sua importância para a Criança Hospitalizada", os alunos apresentaram seus projetos desenvolvidos durante o estágio no Núcleo de Pedagogia Hospitalar do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).
O estágio do curso de Pedagogia Hospitalar da Univás tem como objetivo aproximar a teoria apresentada em sala de aula, com a prática no ambiente hospitalar. Permite o contato direto e a aproximação do aluno estagiário com a realidade educacional hospitalar. "O estágio do curso de Pedagogia Hospitalar é uma experiência em um local com características diferenciadas de uma escola regular em relação ao currículo, pois se trata de um ambiente aonde todo o cuidado é voltado para os alunos pacientes assim, a abordagem das crianças hospitalizadas é especial, como vem sendo apresentado em nosso curso", comenta a idealizadora do curso de Pedagogia Hospitalar na Univás, professora Sônia Lúcia Andere Teixeira.
As alunas apresentaram por meio de slides e vídeos todo o trabalho desenvolvido com as crianças internadas no Setor de Pediatria do Hospital Samuel Libânio. "A atuação do pedagogo no contexto hospitalar vem ampliando-se e entende-se que, sua presença pode contribuir com o desenvolvimento da criança uma vez que, por meio das atividades essa criança pode expressar o que está vivenciando. Portanto, a intervenção visa a promoção e continuidade do processo de desenvolvimento e troca de informação entre as crianças e adolescentes hospitalizados, muitas vezes fragilizados com a situação em que se encontram, longe da família, dos amigos, dos pertences aos quais estão acostumados", salienta a professora Sônia Andere.
Durante a apresentação dos projetos, em vários momentos as alunas e a professora Sônia Andere se emocionaram com os depoimentos e os trabalhos desenvolvidos e apresentados. "A criança apesar de estar doente e fragilizada começa a acreditar em sonhos, em seus desejos e, ter vontade de viver mesmo que esteja hospitalizada. Além disso, ela busca a melhora para que possa retornar a vida fora do hospital. Nosso projeto de Pedagogia Hospitalar no Hospital Samuel Libânio tem contribuído tanto para a melhora dos pacientes, quanto para os participantes envolvidos, que buscam de todas as formas a realização de um bom trabalho. As atividades também contribuem para a aproximação dos pais com os filhos, pois muitas vezes eles acabam interagindo junto com a criança nas brincadeiras. As atividades são realizadas em um espaço coletivo, que possibilita além da socialização, o resgate da autoestima e a alegria. O trabalho também tem contribuído para a melhora emocional da criança que está hospitalizada, pois brincando, ela minimiza a tensão e tende a lidar melhor com a situação", disse a professora Sônia Andere.
A intenção do novo curso de extensão em Pedagogia Hospitalar da Univás é qualificar o profissional da educação e da saúde para atuar, refletir e fundamentar sobre sua ação na classe hospitalar.
O curso tem como objetivo ampliar o campo de atuação do pedagogo e demais profissionais, desenvolver a consciência crítica e política do papel do pedagogo no hospital, além de propiciar uma formação de qualidade diferenciada no âmbito da prática educacional do ensino regular para a formação do educador no atendimento pedagógico especializado em hospitais.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Professora Sônia Andere com as alunas do curso de Pedagogia Hospitalar da Univás
Professora Sônia Andere e as alunas do curso durante apresentação
|