Alunos do programa de bolsas de Iniciação Científica BIC-Júnior da Univás apresentam projetos e pôsteres
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) apresentou na tarde de terça-feira, 14 de maio de 2013, no salão de eventos da unidade Fátima da Univás, os pôsteres dos alunos do ensino médio, fundamental e educação profissional de escolas públicas de Pouso Alegre selecionados no Programa de Iniciação Científica Júnior da Univás, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
No primeiro momento foi apresentado o projeto da Equipe X-Factor de robótica da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, da cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), onde apresentaram um projeto de robótica com peças de lego.
Logo em seguida, foi apresentado ao público o Robô NAO, um robô humanoide que começou a ser desenvolvido em 2004. A evolução foi tanta que hoje, nove anos depois, ele já é capaz de recarregar suas energias sozinho. Mesmo conectado ao cabo, o NAO ainda pode se movimentar dentro de uma área limitada. Quando a carga está completa, o robô é capaz de desconectar o cabo, que é retraído instantaneamente até a base.
O NAO é um robô, ao mesmo tempo, autônomo e programável. Até agora, ele só podia ser carregado manualmente.
Em seguida teve início às apresentações dos pôsteres de pesquisa dos alunos de Iniciação Científica do Programa BIC JR da Fapemig.
O objetivo do BIC-Júnior é possibilitar aos alunos do ensino médio, fundamental e educação profissional a ampliação de sua formação, permitindo que mantenham contato com um projeto científico e despertando o interesse pela pesquisa científica, bem como estimular o desenvolvimento do senso crítico nos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento.
Foram concedidas 16 bolsas de iniciação científica aos alunos classificados no processo seletivo.
O tema "Síndrome de Burnout em Bombeiros" foi abordado pela aluna Carla Andressa Ramos Soares, da Univás, orientado pela professora Dênia Amélia Novato Castelli Von Atzingen.
"As representações sociais sobre envelhecimento de alunos de uma escola pública" foi apresentado pela aluna Vanessa Possidônio Ferreira da Escola Municipal Dom Octávio Chagas de Miranda e orientado pela professora Rita de Cássia Pereira.
O aluno Daniel Batista Dantas, da Escola Municipal Clarisse Toledo, orientado pela professora Maria Onice Payer apresentou o projeto "Cultura e Memória, os nordestinos na cidade de Pouso Alegre (MG) - Etapa II".
"O uso da estatística em diagnósticos e Análises de provas da I Olimpíada Municipal de Matemática de Pouso Alegre" foi o assunto apresentado pela estudante Jéssica Rafaela Fonseca Patrocínio da Escola Municipal Professora Clarice Toledo, sob orientação da professora Rosimeire Aparecida Soares Borges.
O professor Benedito Afonso Pinto Junho orientou o aluno Pedro Luís da Rocha, da Univás, o tema "A Resolução de problemas nos livros didáticos de matemática do ensino fundamental".
A acadêmica da Unidade Central da Univás, Karina de Andrade Pereira pesquisou o tema "Percepção sobre sexualidade das adolescentes de uma escola pública de Pouso Alegre 2012", sob orientação da professora Maria Teresa de Jesus Pereira.
O professor Juliano Hiroshi Ikeda Ishimura orientou o trabalho da aluna Camila dos Santos Dias, que abordou a pesquisa "Homo Gamer: Interações e Integrações na utilização de jogos eletrônicos no ensino de história".
O tema "O livro didático e a busca da qualidade de ensino" é o tema do acadêmico da Univás Flávio Arantes Toti, orientado pela professora Neide Pena Cária.
"Qualidade microbiológica da água consumida nas escolas públicas das cidades do Sul de Minas" foi o tema pesquisado pelas alunas da Escola Municipal Dom Octávio Chagas de Miranda: Júlia Borges de Carvalho; Fernanda Cáceres Siqueira; Jaqueline Reis Lima de Oliveira; Ana Maria Bernardo e Kalinka Lemes Zucarelli, orientado pela professora Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola.
"A formação do cidadão para o exercício da cidadania embasada nos temas transversais inseridos nos livros didáticos de matemática das escolas públicas de Pouso Alegre" foi o estudo da aluna da Univás, Franciele Ariane Justimiano, orientado pelo professor Paulo César Xavier Duarte.
O aluno da Escola Municipal Dom Octávio Chagas de Miranda, Luiz Felipe Ribeiro de Oliveira apresentará o tema "O barroco mineiro e suas projeções nas artes e na literatura brasileira", orientado pela professora Maria Aparecida Perina Francescato.
"Planejamento financeiro: Uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia e controle financeiro da família dos alunos" é o tema estudado pela acadêmica da Univás, Stephânia Martins Costa, orientado pelo professor Rodrigo de Lima Nascimento.
O professor Guilherme Carrozza orientou o acadêmico Yohan Tenório Sampaio Nunes na pesquisa "Publicidade e espaço público".
A professora Andrea Silva Domingues orientou os alunos da Escola Municipal Dom Octávio Chagas de Miranda, Ana Luiza de Martins Paiva e Cristiano Guerra Leal no projeto de pesquisa denominado "Representação do nordestino nos livros didáticos do sexto ao nono ano de ensino público em Pouso Alegre".
A aluna da Escola Municipal Dom Octávio Chagas de Miranda, Sarah Aparecida Ribeiro foi orientada pela professora Luciana Pereira Rezende no projeto de pesquisa "A arte na propaganda".
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|