"Direitos Humanos" foi o tema abordado na 14ª Jornada de Psicologia da Univás
O curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou de 8 a 10 de maio de 2013, na Unidade Central, a sua 14ª Jornada. O evento teve como objetivo principal promover aos acadêmicos, professores e profissionais da área um momento de reflexão e debates sobre diversos temas alusivos a psicologia.
A abertura solene aconteceu no Anfiteatro da Unidade Central, com o credenciamento dos participantes e a apresentação do Grupo Universitário Móvel de Palhaçada Intensiva (GUMPI). Em seguida, houve uma mesa redonda com o tema "Violação dos Direitos Humanos no Cotidiano", tendo como articuladora a professora Camila Claudiano Quina Pereira, onde também foram apresentados depoimentos de experiências pessoais de discriminação e preconceito. Na sequência, a palestrante, professora Fernanda Calderaro ministrou sobre "Direitos Humanos e Políticas Públicas: A experiência brasileira na construção e no controle social". No período vespertino foram apresentados minicursos com os seguintes assuntos: "Casos e Causos: Psicologia e Direitos Humanos na prática" e "Adoção por casais homoafetivos", que foram conduzidos pelas professoras Fernanda Calderaro e Angélica Gomes da Silva, respectivamente.
No dia 9 de maio, o Anfiteatro da Unidade Central da Univás foi palco de uma apresentação cultural e logo após a palestrante Maria Alves de Toledo Bruns ministrou o tema "Diversidade Sexual nos Laços de Inclusão". Em seguida, a convidada Vanda Lúcia Vitoriano do Nascimento apresentou o tema "Estigma, Preconceito, Discriminação e Direitos Humanos nas práticas sociais". Já no período vespertino foram apresentados minicursos com as palestrantes do dia, que abordaram os seguintes assuntos: "Integralidade e Interdisciplinaridade: Inserção e Atuação do Psicólogo no campo da Saúde", ministrado pela palestrante Vanda Lúcia Nascimento e "A Fala da corporeidade de meu corpo e do corpo do outro. Você tem medo de que?", conduzido pela palestrantes Maria Alves Bruns.
Hoje, 10 de maio, houve apresentação dos alunos, relato de experiência e apresentação cultural, além de oficinas terapêuticas no acolhimento da crise psiquiátrica. Em seguida, a palestra "Internação Compulsória" foi conduzida pela palestrante Vera Luiza Bartels Fernandes e na sequência, o tema "Cuidado e suas múltiplas dimensões no campo da saúde mental", tendo como palestrante o convidado Aidecivaldo Fernandes de Jesus. Logo após, o convidado Lélio Moura Lourenço apresentou a palestra "Violência e Direitos Humanos".
No período vespertino foram apresentados minicursos com a presença dos palestrantes do dia Aidecivaldo de Jesus que conduziu sobre "Abordagens complementares no tratamento dos transtornos mentais" e "Teatro do Oprimido: Metodologia e jogos para condução de grupos", que foi conduzido pela convidada Juliana Bom Tempo.
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|