XIV Semana de História e II Encontro de Pesquisadores em História movimentam a Univás
A Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) está movimentada com a realização da XIV Semana de História e II Encontro de Pesquisadores em História, que neste ano aborda o tema "História e Meio Ambiente".
A abertura da Semana ocorreu na última quarta-feira, 8 de maio de 2013, no salão de eventos da Unidade Fátima e contou com a presença do diretor acadêmico, professor Benedito Afonso Pinto Junho, que ressaltou a importância do curso de História da Univás na formação de profissionais éticos e compromissados com a memória do povo. "Gosto sempre de ressaltar a garra e o empenho da coordenadora do curso de História da Univás, professora Andrea Silva Domingues, que incansavelmente luta com todas as forças para fazer do curso de História um dos melhores do país, e ela o faz com maestria. Parabenizo-a, em nome de todo o corpo docente e discente do curso", disse Benedito Afonso.
Em seguida, a coordenadora do curso de História da Univás, professora Andrea Domingues agradeceu a presença de todos e fez seu discurso de abertura, onde ressaltou a importância do tema abordado na Semana: "História e Meio Ambiente".
Logo após, ocorreu à conferência "História Ambiental: Novos Rumos no campo da História", que foi ministrada pelo professor Eurípedes Antônio Funes, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professor Eurípedes Funes possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (1995) e Pós-doutorado pela Universidade de Campinas - Unicamp (2003). Atualmente é professor Associado da UFC. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, Colônia e Império; história e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, comunidades quilombolas, identidades, natureza e cultura e movimentos sociais. Logo após foi servido um café de confraternização.
No dia 9 de maio foi realizado vários grupos de trabalhos com o tema "Comunicações Coordenadas" e às 16h foi apresentado um Cine Debate com a exibição do filme "As vinhas da Ira", tendo como debatedor o professor Alexandre Carvalho de Andrade. Em seguida foi apresentada a conferência "História Ambiental e História Oral como possibilidade de Pesquisa". O assunto foi conduzido pelo professor Marcos Fábio Freira Montysuma, docente da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC).
O professor Marcos Montysuma possui graduação em História pela Universidade Federal do Acre (1985), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado I da UFSC. Coordenador de Avaliação Institucional-CAI/SEPLAN. Professor Visitante na Universidad de Buenos Aires. Tem experiência na área de História Contemporânea, História do Brasil, com pesquisas voltadas principalmente para os seguintes temas: Etnoconhecimento, extrativismo, cultura e meio ambiente, Amazônia, história oral, meio ambiente e fontes orais, gênero e meio ambiente, história e memória. Na sequência foi servido um lanche.
Hoje, sexta-feira, 10 de maio, foi apresentado mais um grupo de trabalho sobre o tema "Comunicações Coordenadas" e às 19h haverá o encerramento das atividades com a tradicional Macarronada do curso de História da Univás (adesão).
Por Lucas Silveira Ascom/FUVS
Confira a cobertura fotográfica do evento
|