Notas do Enem serão utilizadas no Processo Seletivo para o curso de Medicina da Univás
A Reitoria da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) anunciou hoje, 30 de abril, que o Processo Seletivo para o curso de Medicina será realizado, exclusivamente, por meio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A medida passa a valer para os interessados em ingressar no curso de Medicina da Univás já no ano de 2014.
A Univás segue uma tendência percebida há alguns anos na maioria das instituições de ensino superior públicas e recentemente nas instituições privadas.
O processo seletivo para todos os demais cursos da Univás também receberá o Enem como forma de ingresso alternativo, além do tradicional vestibular.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entidade governamental responsável pela elaboração e aplicação do Enem em todo o território nacional deve divulgar o período de inscrições nas próximas semanas. Após a definição destas datas, de forma a adequar o calendário para que os vestibulandos de todo o Brasil concorram a uma vaga no curso de Medicina, a Univás divulgará o período exato de inscrições.
A taxa para se inscrever no vestibular do curso de Medicina deve ficar mais acessível que em anos anteriores e os valores serão divulgados em breve no edital do processo seletivo.
Para a coordenadora acadêmico-administrativa da Univás, Márcia Maria Ribeiro Valle Pereira, a adesão ao Enem para os interessados no curso de Medicina marca um novo momento na instituição "e ratifica a lisura e seriedade do nosso processo seletivo, que tem sido desenvolvido há mais de quatro décadas", comentou.
Já a coordenadora do Prouni na Univás, Maria Aparecida Simões, "a Univás não poderia deixar de acompanhar um movimento que se iniciou nas universidades federais e já é realidade nas escolas privadas, onde a adesão ao Enem permite que os candidatos de todo o país concorram a uma vaga em Pouso Alegre sem precisar se deslocar de outras cidades", disse.
Já a vice-reitora e pró-reitora de Graduação da Univás, professora Maria Aparecida Silva Mariosa, percebe-se que "a iniciativa de extinguir o vestibular e aderir ao Enem, além de possibilitar uma maior amplitude para a Univás no cenário educacional privado, promove também uma grande otimização na logística de ingresso dos estudantes na Universidade", apontou.
O reitor da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano, comentou que "uma instituição de ensino superior que busca excelência na qualidade do seu ensino deve buscar também a excelência na forma como seleciona seus alunos. O Enem é uma prova de altíssimo nível que substitui o nosso tradicional vestibular sem qualquer perda qualitativa, além de dar mais conforto aos candidatos, que das mais longínquas cidades do Brasil poderão se inscrever para o nosso curso de Medicina", finalizou.
Em breve mais informações serão divulgadas no site: www.univas.edu.br
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
|