Curso de Matemática e Mestrado em Educação da Univás realizam minicurso no IFSULMINAS
Os cursos de Matemática e Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) organizaram e realizaram no dia 25 de abril, um minicurso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSULMINAS) - campus Inconfidentes (MG).
O tema apresentado do minicurso foi "Os Jogos no Ensino e Aprendizagem da Matemática", coordenado pela professora do Mestrado em Educação da Univás e do curso de Matemática, professora Rosimeire Aparecida Soares Borges e contou ainda com a participação dos professores: Paulo César Xavier Duarte e Luciano Fernandes Rodrigues, como orientadores dos trabalhos e de todos os alunos do curso de Matemática da Univás.
No evento, além da professora Rosimeire Borges estiveram presentes 20 acadêmicos do curso de Matemática da Univás, uma aluna do Mestrado em Educação da Univás e um aluno egresso do curso de Matemática.
Do Instituto Federal de Inconfidentes estiveram presentes no minicurso o professor Antônio do Nascimento Gomes e a professora Poliana Ester da Silva, além de 25 alunos do curso de Matemática.
O minicurso foi constituído de dois momentos. No primeiro, uma palestra que abordou a importância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, ministrada pela professora Rosimeire Borges e fundamentada em vários estudos já realizados sobre esse tema, "os quais defendem que os jogos possuem estreita relação com a construção do conhecimento e constituem-se em um elemento motivador nesse processo, além de contribuírem para o desenvolvimento do pensamento lógico nos alunos participantes (GARDNER, 1994)", disse a coordenadora do curso de Matemática da Univás e professora do Mestrado em Educação, professora Rosimeire Borges.
No segundo momento do minicurso ocorreu uma oficina com diversificados tipos de jogos, os quais foram construídos pelos próprios alunos da Univás e pelo aluno egresso Luis Gustavo.
De acordo com a professora Rosimeire Borges "houve uma integração dos alunos da Univás com os alunos do Instituto Federal, pois os diversos tipos de jogos absorveram os participantes de maneira intensa e propiciaram um clima de entusiasmo e descontração numa atmosfera de espontaneidade e criatividade. Foi um momento de interação com vários questionamentos pelos jogadores e explicações por parte dos alunos que construíram os jogos", disse.
Para a aluna Aline Carvalho, do 3º período do curso de Matemática da Univás, "essa participação teve grande significado, foi muito interessante e legal". O aluno Jonathas Silva, do 1º período do curso disse que "participar desse evento me auxiliou a enxergar como é o mundo lá fora, além dos limites da sala de aula" e o aluno Rodolfo Soares salientou que "o minicurso lhe mostrou que aprender matemática através dos jogos, uma forma dinâmica, torna mais fácil à compreensão dos conceitos matemáticos".
Para a professora Rosimeire Borges, eventos de extensão como esse devem ocorrer sempre, pois propiciam um momento de troca de experiências entre alunos de diferentes instituições de ensino, de aprendizagem e de interação social, que vem contribuir e muito para a formação dos participantes.
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica do evento
|