Catedral e Fuvs firmam parceria para Festa de Corpus Christi
A Catedral Metropolitana do Bom Jesus de Pouso Alegre e a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) firmaram uma parceria para a Festa de Corpus Christi, que neste ano acontecerá na quinta-feira, 30 de maio.
A união da Catedral e da Fuvs resultou na II Campanha Eucarística de Solidariedade, que terá como objetivo arrecadar donativos entre leite UHT; óleo de cozinha; sabonetes e cobertores que serão destinados para a Campanha Sou do Bem, realizada em prol da manutenção dos serviços prestados pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) a toda a região. "Com nosso trabalho de Pastoral Urbana na Paróquia do Bom Jesus percebemos a necessidade de ajudarmos o Hospital Samuel Libânio, que presta relevante serviço a saúde para toda nossa região. Assim como o bom samaritano, que socorreu o irmão necessitado, nós da Catedral, como centro de evangelização e solidariedade, queremos ajudar nosso Hospital, que passa por momentos difíceis, por isso, neste ano, retornamos com a nossa Campanha Eucarística de Solidariedade", disse o pároco e cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, cônego Edson Oriolo.
A diretora de Relações Externas do HCSL, Maria Donizete Dores Costa Ribeiro comemorou a iniciativa da Catedral Metropolitana em buscar uma nova parceria com a Fuvs. "O coração solidário do cônego Edson demonstra seu carinho, apreço e preocupação de colocar em prática as palavras de Cristo no evangelho, ajudar o irmão mais necessitado. Sua iniciativa em envolver toda a sociedade nesta Campanha Eucarística de Solidariedade vai beneficiar muita gente que precisa dos serviços do Hospital Samuel Libânio", comentou.
Além de convidar os fieis a arrecadarem donativos em prol do HCSL, a Catedral Metropolitana vai disponibilizar um espaço antes, durante e após as celebrações para que os integrantes da Campanha Sou do Bem divulguem suas iniciativas para ajudar o Hospital. "Nossa intenção é envolver toda a comunidade em prol do Hospital Samuel Libânio. Despertar neles a importância da solidariedade, de ajudar uma instituição que salva vidas e beneficia milhares de pessoas todos os dias", disse cônego Edson.
Para encerrar a II Campanha Eucarística de Solidariedade, uma missa solene será realizada no dia 30 de maio, às 15h, na Catedral Metropolitana, seguida de procissão pelas ruas de Pouso Alegre, por onde passará o ostensório com Jesus Eucarístico e estarão expostos os donativos arrecadados.
Sobre Corpus Christi
A solenidade de Corpus Christi é uma continuação da Quinta-feira Santa. É uma possibilidade que a Igreja propõe de prestar uma devoção mais celebrada, o que não é possível no dia da instituição da Eucaristia. É o momento de uma adoração pública e festiva da Eucaristia.
A Festa do "Corpo de Deus" surgiu na Idade Média, fruto de uma necessidade muito presente: os fieis queriam ver a "Hóstia Consagrada" e valorizar a Eucaristia. Nesta época circulava uma falsa compreensão do mistério da Eucaristia. Muitos estavam divulgando a "Eucaristia como uma interpretação simbólica do Corpo de Cristo".
Foi então, que dom Roberto, ao ser eleito Papa Urbano IV, em 1264, estabeleceu que a cada ano, na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade, em todo mundo se celebraria uma solene festa em honra ao Sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No Brasil, durante o período colonial, a festa tinha além do sentido religioso também um papel político já que a Igreja e o Estado estavam interligados pelo regime do padroado. Nesta época, as câmaras municipais determinavam à ornamentação de ruas, casas, e comércios por onde ia passar a procissão.
Todas as classes sociais, principalmente os militares, os escravos e livres participavam da procissão que costumava terminar com a concentração em local público, geralmente no largo da Matriz, onde era dada a benção solene com o Santíssimo Sacramento.
O auge da procissão de Corpus Christi deu-se durante o período barroco que a enriqueceu com suas características de pompa e detalhes suntuosos. É dessa época a profusão de cores e as expressões mais solenes tais como a riqueza dos ornamentos e objetos litúrgicos.
Atualmente, apesar das dificuldades próprias do ambiente e do mundo urbano, a mobilidade e o fenômeno da urbanização, a Festa do Corpo de Deus continua sendo uma das maiores manifestações religiosas e culturais do nosso povo.
A procissão com Jesus Eucarístico é um testemunho de piedade, amor e fé em Cristo presente na Eucaristia.
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
A Catedral Metropolitana de Pouso Alegre é parceira da Campanha Sou do Bem em prol do HCSL
O presidente da Fuvs, Sinval Caputo e o pároco e cura da Catedral, cônego Edson Oriolo
A diretora de Relações Externas do HCSL, Maria Donizete Dores Costa Ribeiro
|