21ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é realizada pela Fuvs
A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) realizou no período de 22 a 26 de abril de 2013, a 21ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento foi coordenado pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Gerência de Recursos Humanos (GRH) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Antes da palestra foi formada a mesa solene de abertura, que contou com a presença do diretor Executivo da Fuvs, professor Luiz Roberto Martins Rocha; da gerente de Recursos Humanos e Conselheira da Fuvs, professora Isabel Cristina Pereira Amaral; do diretor Administrativo do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Mário Carvalho Terra; do diretor de Enfermagem do HCSL, professor João Batista Cunha; da diretora de Relações Externas do HCSL, Maria Donizete Costa das Dores; da diretora do Colégio João Paulo II, professora Rosanna Aparecida Gomes e do engenheiro de Segurança do Trabalho, Amaury Borges Fernandes.
Na abertura, o diretor Executivo da Fuvs, professor Luiz Roberto comentou sobre a importância da SIPAT para a instituição. "A importância da SIPAT está na possibilidade de se refletir sobre as responsabilidades de cada um junto à comunidade trabalhadora como um todo. Precisamos conhecer e analisar cada tarefa, com o objetivo de se ampliar cada vez mais a segurança que as envolve", disse.
Após a abertura da 21ª SIPAT foi apresentada a palestra com o tema "Direito Previdenciário", que foi conduzida pelo o vice-presidente da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pouso Alegre e professor da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), advogado previdenciarista Amauri Ludovico dos Santos.
Na terça-feira, 23 de abril, no anfiteatro da Unidade Central da Univás, o pároco e cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, cônego Edson Oriolo apresentou a palestra: "Resiliência e Gestão de Pessoas: Questão de Segurança no ambiente de Trabalho".
Já na quarta-feira, 24 de abril, as atividades da 21ª SIPAT da Fuvs foram no período matutino, no salão de eventos da Unidade Fátima da Univás, com a apresentação do tema "Ergonomia", que foi ministrado pela professora do curso de Fisioterapia da Univás, Betânia Morais Cavalcanti Rocha.
Na quinta-feira, 25 de abril, o evento foi realizado à noite, no anfiteatro da Unidade Central da Univás, com a apresentação do tema "Medidas de Segurança em Quimioterapia". O assunto foi discutido por dois especialistas da área: o diretor Administrativo da Oncominas e membro integrante do corpo de médicos da Oncologia do HCSL, Dirceu Eurílio Silva e a enfermeira da Unidade de Oncologia do HCSL, Flávia Vieira da Silva.
O encerramento da 21ª SIPAT foi na sexta-feira, 26 de abril, com a apresentação do tema "Acidentes e Doenças do Trabalho: Situação Atual e como reduzir", que foi ministrado pelo auditor fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho em Pouso Alegre, do setor de Segurança e Saúde, Benedito Tadeu do Amaral. Em seguida, a equipe de acadêmicos do curso de Enfermagem da Univás, pertencentes a Liga GUMPI realizaram uma apresentação teatral com o tema "Humanização". Os alunos foram coordenados pela professora Cremilda Eufrásio.
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica do úlitmo dia de atividades da SIPAT
|