Ergonomia foi o tema apresentado no terceiro dia da 21ª SIPAT da Fuvs
O terceiro dia de atividades da 21ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), foi realizada na Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), nesta quarta-feira, 24 de abril, no período da manhã e reuniu os colaboradores das cinco unidades mantidas pela Fuvs e convidados para a palestra sobre "Ergonomia", conduzida pela professora do curso de Fisioterapia da Univás, Betânia Morais Cavalcanti Rocha.
Durante a palestra, professora Betânia Cavalcanti explicou aos convidados o significado do termo Ergonomia, que designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. "O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade", disse.
A ergonomia é um ramo da ciência econômica que se ocupa das questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo na economia industrial. Trata-se da prevenção dos acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho), e determina tempos de trabalho, assim como a sua nacionalização, ainda que tudo isto enquadrado numa perspectiva humanitária de ver o mundo da empresa e as relações que nele se estabelecem.
O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. "As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador", disse a professora Betânia Cavalcanti.
Hoje, quinta-feira, 25 de abril, o evento será à noite, no anfiteatro da Unidade Central da Univás, a partir das 19h, com a apresentação do tema "Medidas de Segurança em Quimioterapia". O assunto será discutido por dois especialistas da área: o diretor Administrativo da Oncominas e membro integrante do corpo de médicos da Oncologia do HCSL, Dirceu Eurílio Silva e a enfermeira da Unidade de Oncologia do HCSL, Flávia Vieira da Silva. Na sequência será realizado um sorteio de brindes e em seguida um café.
O encerramento da 21ª SIPAT será na sexta-feira, 26 de abril, a partir das 13h30, com a apresentação do tema "Acidentes e Doenças do Trabalho: Situação Atual e como reduzir", que será ministrado pelo auditor fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho em Pouso Alegre, do setor de Segurança e Saúde, Benedito Tadeu do Amaral. Já às 15h, a equipe de acadêmicos do curso de Enfermagem da Univás, pertencentes a Liga GUMPI realizará uma apresentação teatral com o tema "Humanização". Os alunos são coordenados pela professora Cremilda Eufrásio. A partir das 16h será realizado um sorteio de brindes e um café de confraternização para o encerramento das atividades da Semana.
A 21ª SIPAT da Fuvs é coordenada pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Gerência de Recursos Humanos (GRH) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Neste ano, a 21ª SIPAT da Fuvs vem com uma novidade: o evento é aberto ao público externo.
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica do evento
A palestrante do terceiro dia da SIPAT 2013, professora Betânia Morais Cavalcanti Rocha
|