Resiliência foi o assunto discutido no segundo dia da 21ª SIPAT da Fuvs
O tema "Resiliência" foi discutido na tarde da última terça-feira, 23 de abril, no segundo dia de atividades da 21ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), que em 2013 é aberta ao público externo. A palestra foi conduzida pelo pároco e cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, cônego Edson Oriolo e aconteceu no anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).
Durante a apresentação do tema, cônego Edson Oriolo explicou o significado da palavra resiliência, "um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, como choque, estresse, dentre outros, sem entrar em surto psicológico", disse.
A palestra chamou atenção do público presente, que teve a oportunidade de receber algumas dicas de relacionamento humano. "A resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades", apontou cônego Edson Oriolo.
Após a palestra, foi realizado sorteio de brindes para o público presente e logo em seguida servido um lanche.
A 21ª SIPAT da Fuvs é coordenada pelo Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da Gerência de Recursos Humanos (GRH) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica do evento
O palestrante da terça-feira, 23 de abril, cônego Edson Oriolo, que abordou o tema "Resiliência"
Cônego Edson Oriolo e a gerente de RH e Conselheira da Fuvs, Isabel Amaral
|