Mutirão de Vacinação contra a Gripe teve participação de colaboradores da Fuvs e suas unidades mantidas
O sábado, 20 de abril, foi atípico para diversos colaboradores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), representados pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e o Colégio João Paulo II (CJPII), bem como os alunos dessas duas unidades mantidas pela Fuvs, que participaram ativamente do mutirão de vacinação contra a gripe.
Alunos e professores dos cursos de Enfermagem da Univás e o Técnico em Enfermagem do CJPII tiveram participação ativa na aplicação das vacinas nos postos de Saúde da cidade e na Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) do Bairro São João, que é mantida pela Fuvs.
Na Unidade Central da Univás, o curso de Enfermagem montou um posto de vacinação para acadêmicos, colaboradores da instituição e o público que passava pelo local, dentro da faixa etária de vacinação recebia a dose de imunização contra o vírus da Influenza. "É muito importante se prevenir contra a gripe. Aproveitei esse espaço para me vacinar contra o vírus", disse o colaborador da Fuvs, Tiago Stênio.
Outro ponto de vacinação foi à sede da UAPS São João, no bairro São João, onde acadêmicos do curso de Enfermagem da Univás e alunos do Colégio João Paulo II, coordenados pela Enfermeira responsável do local, Tatiana Loiola realizaram as aplicações das vacinas e orientaram os pais sobre vacinações pendentes.
A campanha de vacinação contra a gripe se estende até o dia 26 de abril e vai imunizar os grupos considerados pelo Ministério da Saúde de alto risco.
Em 2012, Pouso Alegre ultrapassou a meta de cobertura durante a Campanha de Vacinação, fixada em 80%, e imunizou 91,3%, ou 17,5 mil pessoas dos grupos de risco. Este ano, a meta da Central de Vacinas da Secretaria de Saúde é imunizar 26,3 mil pessoas.
O objetivo da vacinação é reduzir a ocorrência de casos graves e até mesmo óbitos. Por isso é indicada principalmente para pessoas de maior risco, mesmo que já tenham recebido a vacina na campanha anterior.
Durante a Campanha de Vacinação 2013, além das pessoas enquadradas no grupo de alto risco serão vacinados também os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento de influenza, povos indígenas e mulheres a até 45 dias no pós-parto.
Essa é a 15ª Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza e a estimativa é vacinar 39,2 milhões de pessoas em todo o país.
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica do evento
Posto de vacinação Unidade Central da Univás
Posto de vacinação UAPS São João
|