Hospital Samuel Libânio é homenageado pelo 14º GAC
O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) foi homenageado pelo comando do 14º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) - Grupo Fernão Dias, na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, durante as comemorações do Dia do Exército Brasileiro. O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Sinval Caputo, recebeu o troféu das mãos do comandante da corporação, tenente coronel Sérgio Resende de Queiroz.
O Hospital Samuel Libânio foi homenageado pelo Exército como parceiro da corporação. "É uma honra poder ajudar nas atividades do dia a dia do nosso Exército. A Fundação como um todo se orgulha em poder participar dos trabalhos desenvolvidos aqui no 14º GAC", disse Sinval Caputo.
Também esteve presente o diretor Executivo da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha; o diretor Administrativo do HCSL, Mário Carvalho Terra; o gestor de Assistência do HCSL, Ronald Tadeu Schimidt Beraldo; a vice-reitora da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), professora Maria Aparecida Silva Mariosa e a professora Magali Aparecida Castro Costa, que atua na Pró-Reitoria de Graduação da Univás.
Durante o evento, o comandante do Exército rendeu homenagens a várias entidades da cidade, que prestam relevantes apoios à corporação, além de entregar medalhas aos militares que se destacaram em suas atividades ao longo do ano de 2012. Após a solenidade de entrega das medalhas, diplomas e troféus, o comandante do 14º GAC fez um breve discurso destacando a importância das forças armadas na proteção da nação. Em seguida a tropa militar desfilou e na sequência foi servido um café da manhã aos convidados.
História do Exército Brasileiro
A história do Exército Brasileiro começa oficialmente com a independência do Brasil. A guerra contra os holandeses, no século XVII, pela primeira vez mobilizou grandes efetivos no país, e particularmente começou a haver um sentimento de defesa nacional, independentemente da influência da coroa. A primeira Batalha de Guararapes (19 de abril de 1648) marca o início da organização do exército como força genuinamente brasileira formada por brancos locais, liderados por André Vidal de Negreiros, índios, liderados por Felipe Camarão e negros/mulatos, liderados por Henrique Dias. Esta data é comemorada como o aniversário do Exército Brasileiro.
Ao longo do século XVIII o Brasil-colônia teve sérios problemas de fronteira principalmente no extremo sul. Naquela época, eram frequentes os choques entre luso-brasileiros e hispano-latinos, além disso, a força terrestre enfrentou a ameaça das rebeliões de índios e negros.
O marquês de Pombal tentou organizar de forma mais profissional o exército colonial, contratando para esse fim o conde Guilherme de Schaumburg-Lippe, militar alemão, que trouxe para auxiliá-lo vários oficiais estrangeiros.
Na reorganização promovida por Böhm construíram-se quartéis, casas de armas, fortificações e hospitais. A guarnição do Rio de Janeiro passou a ser centro de preparação para as tropas que demandavam o sul. (Trecho retirado do site: Ministério da Justiça / Exército Brasileiro)
Por Lucas Silveira Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica do evento
|