VI Semana da Produção se estende até sexta-feira
Desde o dia 15 de abril, acontece na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) a VI Semana da Produção, que envolve os cursos de Engenharia da Produção e Gestão da Produção Industrial (GPI) da Univás.
Na abertura, estiveram presentes os coordenadores de cada curso, Luciene de Barros Rodrigues Silveira (Engenharia da Produção) e Francisco Reginaldo da Rosa (GPI), além do diretor acadêmicos da Unidade Fátima da Univás, Benedito Afonso Pinto Junho, que em seu discurso ressaltou como essa é uma "ocasião oportuna ao desenvolvimento de minicursos que vêm ao encontro das necessidades e previsões acadêmicas".
As atividades tiveram início com a palestra do engenheiro eletricista e professor Artur Ferreira Pacheco Júnior, que tratou da "Importância do diagnóstico organizacional no cenário atual das organizações".
Em sua exposição, Artur lembrou que a tributação é pesada para as indústrias, mas o é para todas e que as matérias primas principais da indústria automobilística são os metais e os plásticos, caracterizados como commodities, determinando sua negociação global. Assim, o que determina a causa de um negócio não ser competitivo é o custo de transformação, a mão de obra, a máquina, a eficiência, a energia, o material, a qualidade, o método, a medição e o meio ambiente. Contudo, o diagnóstico dessa competitividade baixa é dado basicamente a partir da análise do custo de transformação e de identificação das perdas.
Na indústria o lean manufacturing (manufatura enxuta) foi criado para aumentar a produtividade reduzindo custos. Esse modelo tem origem japonesa e surgiu no pós-guerra, dentro projeto do país de se tornar uma potência, por isso mesmo, é um sistema que não admite erro, mesmo a forma correta e ideal sendo mais cara. Esse modelo foi difícil de ser implantado no Ocidente e para sua efetivação deste lado do mundo foi necessária a criação de outro modelo, o World Class Manufacturing .
A partir daí Artur explicou todo o processo para o diagnóstico de uma empresa de forma a apresentar a realidade do mercado para os alunos, intuito primeiro do evento.
A VI Semana da Produção teve continuidade na terça-feira, já com o início dos minicursos e se estende até o dia 19 de abril.
Para acessar a programação acesse:
Por Izabella Campos Ocáriz Ascom/Fuvs
Confira a cobertura fotográfica do evento
Segunda-feira
Terça-feira
Quinta-feira
|